Na última consulta com a pediatra do João Pedro, ela me disse para começar a introduzir frutas em sua dieta. Ele ainda tinha 3 meses e eu deveria começar a dar frutas quando ele completasse 4 meses. A pediatra disse para dar frutas amassadas, em pedaços e sucos, duas ou três vezes ao dia. Disse que ele deveria ir aprendendo a identificar os sabores e as texturas.
Comecei com a pêra raspadinha. Não foi, deu ânsia. Mas ainda assim tentei a pêra por 4 dias. No ultimo dia pensei em dar a fruta em pedaço. O pedaço tem que ser grande para não haver risco do bebê engolir e engasgar. Adivinha só? Ele ficou um tempão chupando a pêra. Como ele ainda é muito novinho, ainda não consegue segurar direito as coisas e colocá-las na boca. Aliás, o fato de um bebê começar a comer antes dos 6 meses ainda é um assunto muito polêmico e eu mesma achava que não era necessário, mas resolvi seguir as orientações da pediatra dele. Enfim, eu segurava a fruta e ele ficava chupando.
BLW - baby led wearning - que em português significa Desmame Guiado pelo Bebê, é esse método de dar as frutas (ou quaisquer alimentos) em pedaços grandes e deixar com que o bebê pegue e coma sozinho, do jeito que ele conseguir. No início o bebê vai brincar mais do que comer, lógico, mas depois vai aprendendo, conhece as texturas dos alimentos, o visual deles e o gosto, como um adulto.
Voltando, a segunda fruta foi o mamão. O João Pedro teve ânsia só de sentir o cheiro, mas mesmo assim eu tentei - em pedaço e em forma de papinha - e ele realmente não gostou. No dia seguinte tive a brilhante ideia de misturar mamão com laranja lima e fazer suco. O suco de laranja lima ele tinha tomado e gostado um pouco. Foi um sucesso! Laranja lima, mamão e um pouco de água. Ele bebeu um monte. Depois do mamão tentei a banana amassadinha e ele não gostou. Também deu ânsia. Resolvi dar em pedaço e ele adorou! Até mastigava a banana. Agora comprei pêra de novo e maçã. Dei pêra cozida em pedaço e ele até ficou chupando um pouquinho, mas nada comparado com o amor pela banana. Depois dei em forma de papinha e ele até comeu um pouco também.
Enfim, na minha opinião é importante oferecer o alimento de todas as formas para o bebê, tanto inteiras, quanto papinhas e sucos. Pelo menos no início, enquanto os bebês ainda acham estranhos todos os gostos que não sejam de leite, é importante oferecer e ver de que jeito eles gostam mais, para ajudá-los a desenvolver o gosto pelos alimentos. É importante no início não misturar duas ou mais frutas porque se der alguma reação alérgica, diarréia ou algo assim, você vai saber qual fruta foi e pode tirá-la do cardápio ou pelo menos esperar para dar novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário