Postagem em destaque

Quarto Montessoriano

Hoje vim mostrar pra vocês o que fiz no quarto do João Pedro. Ele tinha um quarto de bebê comum, com berço, cômoda e guarda-roupa. Aí encas...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A mala da maternidade

Oi galera! Estou meio sumida por causa da correria de fim de ano. Estou aproveitando um pouco as minhas amigas que estão de férias porque logo elas voltam a não ter tempo. kkkk
Hoje quero falar sobre a mala da maternidade. Toda grávida fica doida pensando no que levar pra maternidade quando o bebê for nascer, então quero dar umas dicas úteis aqui pras mães não levarem coisas desnecessárias.
No Brasil, tanto pelo SUS quanto particular, o período mínimo de internação é 3 dias. Geralmente não passa disso, à não ser que haja algum problema. Então você precisa levar para o bebê 2 roupas por dia. O cálculo é de 6 trocas de roupa, sendo uma delas a saída de maternidade. O João Pedro usou 5 trocas, mas é melhor mesmo levar 6 caso precise. Recém nascidos costumam golfar, fazer cocô até vazar da fralda, fazer xixi pra fora da fralda e a roupa pode sujar e você ter de trocar.
Eu dividi tudo em saquinhos com etiquetas marcando "1ª troca", "2ª troca", etc. Como o João Pedro nasceu no começo de junho, estava super frio, então levei dentro de cada saquinho:
1 macacão de frio
1 calça
1 body de manga comprida
1 meia (se a calça não tivesse pézinho)

Lembrando que foram 6 saquinhos, portanto foram 6 macacões, 6 calças, 6 bodies e algumas meias. Também levei 1 touca, 1 toalha-fralda, 3 pares de luvas (As luvas são muito importantes! Não deixe de comprar se seu bebê for nascer no frio), shampoo Jhonson da cabeça aos pés, 1 cobertor, 6 fraldas ou paninhos de boca, 1 pacote de fraldas RN, 1 kit de pente e escova. Se você quiser levar também uma blusa de frio, fica a seu critério. Eu achei que não caberia uma blusa de frio em cima de body, calça e macacão, então levei mas não usei.
Não sei se em todo lugar eles dão, mas na maternidade deram algodão, álcool 70% para higienizar o umbigo, e fraldas. Eu preferi usar as fraldas que tinha levado.

O que levar para a mãe:

2 pijamas com abertura na frente para facilitar na hora de amamentar (levei um de frio e um que não era curto nem comprido - e era muito feio, por sinal)
1 ou 2 pacotes de absorventes pós parto ou noturnos. Eu levei os noturnos, mas a enfermeira disse que não daria conta, aí meu marido teve que levar os pós parto. Uma dica: leve o noturno. Deu na mesma, mas o pós parto parece um colchão, é horrível de usar. Se optar pelo pós parto, leve 1 pacote só, se for pelo noturno, leve 2 pra garantir.
2 sutiãs de amamentação - tenha um terceiro em casa
4 ou mais calcinhas grandes e confortáveis. Elas tem que ser grandes e, de preferência específicas para o pós parto. No caso de uma cesárea, por exemplo, é bom ter alguma coisa pra segurar a barriga que parece estar solta.
Chinelo
Meias
Absorventes para seios - parece besteira, mas você vai usar isso por um bom tempo. Se já quiser ir fazendo um estoque...
Produtos de higiene pessoal
Toalha de banho e de rosto
Roupas para saída do hospital
Máquina fotográfica - não esqueça de verificar a bateria antes
Lembrancinhas e enfeite de porta.

É muita coisa mesmo. Parece que você vai levar a casa junto e é necessário. Não coloquei aqui as coisas que são desnecessárias porque tudo ocupa espaço e ninguém quer levar coisas que não vai usar, né.
Eu montei as malas quando estava grávida de 7 meses. Loucura, né? Mas eu achava que depois dos 7 meses poderia acontecer alguma coisa e ele resolver nascer. E isso pode mesmo acontecer. Então aos 7 meses de gravidez, o quarto estava montado e as malas prontas. Claro que deixei pra colocar os itens de higiene pessoal e a máquina fotográfica na mala só antes de ir pra maternidade, mas o resto estava pronto.

Espero ter ajudado as futuras mamães que estão perdidas como eu fiquei. Bjs e até logo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário