Olá! Como estão? Hoje vou falar um pouco sobre o nascimento dos primeiros dentinhos. O João pedro está com 6 meses e 14 dias e 4 dentes lindos. Sim, agora eles são lindos, mas nem sempre eu vi os dentes como uma coisa boa. E às vezes ainda não acho tão bom assim porque ele me morde. kkkk
Os primeiros dentes costumam nascer quando o bebê tem entre 3 e 12 meses, mas existem exceções. Há bebês que já nascem com dente; se não houver risco desse dente cair e ser aspirado, ele pode ser deixado lá normalmente e provavelmente será lixado para não atrapalhar na amamentação.
Os primeiros dentes do João Pedro nasceram com 5 meses. Foi um atrás do outro. Nasceu um embaixo e uma semana depois nasceu o outro e uns 2 dias depois nasceu o de cima e o outro também. Foi assim, em menos de um mês, nasceram os quatro dentinhos. E eu que acho liiiiiiiiindos os bebês com os dois dentinhos de baixo não tive nem tempo de ficar babando neles porque os de cima nasceram rapidinho.
Falando em baba, ela é um dos sinais de que os dentes estão chegando. Junto da baba pode vir o estado febril, diarreia e muita, mas muuuuuuuita chatice. Não é que eu seja ruim, mas a maioria das mamães há de concordar que o período do nascimento dos primeiros dentes é um negócio bem tenso. O bebê fica irritado, afinal a gengiva está coçando muito. Aí vem aquele neném gordo e pesado só querendo colo o dia inteiro, junta com a fase de ansiedade de separação e pronto, a vida da mãe vira do avesso. Nesse período também podem ocorrer alterações no sono do bebê. No caso do João Pedro que dormia a noite toda desde os 2 meses, começou a acordar várias vezes durante a noite, sempre chorando. Precisa ter muita paciência.
Uma coisa que eu não entendia quando me falavam é que a gengiva fica grossa quando os dentinhos estão pra nascer. Gente, a gengiva fica áspera. No começo, a gengiva é lisinha, quando os dentes vão chegando ela vai ficando mais áspera, um pouco inchada e vermelha. E, sim, aquilo coça que dá desespero na gente. Mas assim que nascem, o bebê já começa a ficar mais calmo. Geralmente, os próximos dentes que vem são mais dois embaixo. Até os três anos o bebê já deve estar com a dentição completa (20 dentes de leite). Agora estou me preparando psicologicamente para nascerem as presas, dizem que são os piores dentes.
Sobre a higienização, até os primeiros dentes nascerem eu higienizava a boca do JP com gase, passava em toda a boquinha, na língua e nas bochechas. Agora com os dentes, eu comprei uma escova infantil bem macia e "sujo" com um tiquinho de nada de pasta de dente infantil. É um tiquinho de nada mesmo. Eu passo no dedo e passo na escova. O bebê pode ingerir no máximo 0,25mg de flúor por dia, então tem que ser bem pouco mesmo. Ele adora escovar os dentes, talvez porque eu sempre limpei a boca dele e ele se acostumou. Costumo escovar os dentinhos dele 2 vezes por dia - de manhã e à noite - ou às vezes 3, mas na escovação do meio não uso pasta de dente pra não exceder o limite de flúor.
Se seu bebê estiver muito desesperado com a coceira, você pode dar para ele mordedores gelados (geralmente os mordedores vem com uma "aguinha" dentro pra você colocar na geladeira), massagear com aquelas escovinhas de silicone. Eu usei Nenê Dent no João Pedro e foi simplesmente ótimo. Me disseram para dar Camomilina C também, mas ele não gosta de mamadeira, então era difícil fazer ele tomar e eu desisti.
Pra quem já tem neném cheio de dentes, como foi o nascimento deles? Alguém mais ficou tão louca quanto eu? hahaha
Quero saber suas experiências também. ;)
Bjs e até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário