Não estou falando demais, eu tenho provas e vou postá-las aqui.
O segredo para isso? Incentivo, incentivo e mais um pouco de incentivo. Também não quero ser daquelas mães que acham que seu filho é o melhor do mundo - embora todas as mães pensem isso dos seus filhos.
Para começar, o quarto montessoriano ajudou muito. Ele sobe e desce do colchão dele quando quer, pega os brinquedos que quer de dentro da caixa, se segura na barra para ficar em pé e se ver direito no espelho. Conheço bebês da mesma idade que fazem ainda mais do que ele, mas todos tem mães que incentivam muito.
Para incentivar a falar: CONVERSE. Converse mesmo, fale e espere a resposta mesmo que ele não vá te responder, um dia ele vai repetir o que você disse e você vai ficar com a mesma cara de espanto que minha mãe fez quando ele disse vovó pra ela pela primeira vez. kkk
Os bebês copiam absolutamente tudo o que você faz: sua fala, seu corpo, seu carinho, sua braveza. Tudo o que você faz, seu filho vai te copiar porque você, mãe, é o principal exemplo dele.
Para incentivar a engatinhar, na minha casa, a solução foi a Zhara. A Zhara é a minha outra filha (cachorra). Quando percebi, o João Pedro estava rosnando, engatinhando e segurando o naninha com a boca e chacoalhando. kkkkkkk
Eu engatinhei muuuuuuuito pra ele ver como era. Tinha dias que ficávamos eu e meu esposo engatinhando pra ver se ele ia pra frente ao invés de ir pra trás. O João Pedro ficou 2 meses tentando engatinhar e não conseguia. Ele pulava pra frente, se arrastava pra trás mas nada de ir pra frente. Seria demais a criança engatinhar com 5 meses. Eu teria que levar ele no médico pra ver se era normal. kkkkk
Ontem ele aprendeu a subir degraus. Ficou olhando pra priminha dele que tem 1 ano subir um degrau pra entrar na cozinha, mas o degrau era muito alto e ele não conseguia. Mas quando achou um degrau menor, já tinha mentalizado tudo e subiu rapidinho. E desceu. E agora virou a festa do degrau.
Agora eu vou parar de escrever e mostrar que não estou falando demais. No primeiro vídeo foi um dos primeiros "mamã", que ele falou com 5 meses. No segundo e terceiro vídeo são respectivamente ele chamando a Zhara e ele falando vovó (prestando a maior atenção em como eu falava pra ele repetir). Babem comigo.
Quero lembrar que cada bebê se desenvolve de forma diferente, cada um no seu tempo. Tem bebês que mesmo com muito estímulo não tem tanta facilidade para fazer certas coisas e domina outras coisas. É completamente normal. É importante que a mãe ou quem fica com o bebê estimule para ajudar no desenvolvimento.