Postagem em destaque

Quarto Montessoriano

Hoje vim mostrar pra vocês o que fiz no quarto do João Pedro. Ele tinha um quarto de bebê comum, com berço, cômoda e guarda-roupa. Aí encas...

sábado, 9 de janeiro de 2016

Visita ao recém nascido

O neném vai nascer e está todo mundo ansioso junto com a mãe. A família e os amigos também não vêem a hora de conhecer o novo bebê do pedaço. Quando finalmente o bebê nasce, todo mundo quer ir visitar, seja na maternidade ou em casa. Mas é preciso ter alguns cuidados com isso, então vou dar algumas dicas.

1. A mãe escolhe o que acha melhor, se as visitas na maternidade ou em casa. Eu preferi receber as visitas na maternidade e em casa só depois da primeira semana. Tudo é novo, cansativo, e as rotinas ainda não estão estabelecidas. Muita gente nessas horas só atrapalha. Na maternidade, a mãe tem ajuda com o bebê, então achei mais fácil receber as pessoas lá, com os horários de visita estipulados do que em casa quando eu deveria estar de repouso. Pergunte à mãe como ela prefere.

2. Avise com antecedência sobre sua visita ao bebê. A rotina da casa é totalmente nova agora . Você pode chegar e encontrar todo mundo dormindo às 2 da tarde porque o bebê não dormiu à noite, por exemplo.

3. A mãe pariu, fez esforço, teve as maiores emoções da vida e provavelmente está cansada. Não fique uma hora na visita, se o bebê ainda tiver menos de um mês.

4. Use álcool em gel nas mãos ou pelo menos lave-as antes de pegar no bebê recém nascido. É chato a mãe pedir pra você fazer isso, mas geralmente as mães já deixam o álcool em gel perto de onde as visitas ao bebê acontecem, para que as pessoas vejam e usem. E não peguem nas mãos do bebê. É tentador, mas não pode.

5. Não pegue o bebê sem que a mãe ofereça. Mães podem ser muito ciumentas no início, afinal, o bebê passou 9 meses sendo só dela. Não é tão fácil dividir com todo mundo assim. E também não é por maldade. Espere mais uns meses e ela vai praticamente jogar o bebê no seu colo. kkkk

6. Nunca, JAMAIS, fique falando coisas desagradáveis como: "nossa, o neném de fulano morreu com 1 mês porque a mãe fez isso", "nossa, parece que ele tá morrendo de fome. Você não dá mamá pra ele, não?" ou "nossa, esses olhinhos perdidos dele são normais?". Descartem qualquer coisa desagradável que passar pela sua cabeça.

7. Não bombardeie a mãe com dicas e opiniões não solicitadas. Se ela tiver alguma dúvida, vai perguntar ou recorrer ao pediatra ou (como eu, muitas vezes) ao Google. Às vezes pode parecer que você está duvidando da capacidade da mãe.

8. Não fume ou use perfumes fortes quando vai visitar um bebê. Esses cheiros podem incomodar o bebê, da mesma forma que às vezes a gente quando sente um perfume muito forte pode ficar com dor de cabeça.

9. Não incomode ou tente acordar um bebê que esteja dormindo.

10. Antes de fotografar ou postar uma foto do bebê, pergunte aos pais se pode. Tem pais que não querem expor seus filhos, então não custa perguntar.  E não adianta achar ruim porque os pais sabem o que é melhor para os seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário